Festival do Japão 2025: tradição, gastronomia e cultura pop invadem São Paulo entre 11 e 13 de julho
- Tali Americo
- 10 de jul.
- 2 min de leitura
Comemorando os 130 anos de amizade Brasil–Japão, o maior evento nipônico da América Latina volta à São Paulo Expo com culinária típica, shows, oficinas e novidades tecnológicas.
Entre os dias 10 e 13 de julho de 2025, São Paulo recebe a 26ª edição do Festival do Japão, o maior encontro da cultura japonesa fora do Japão.
O evento acontece no São Paulo Expo, reunindo tradições ancestrais, entretenimento contemporâneo e inovação — tudo em homenagem aos 130 anos de diplomacia Brasil-Japão.
Gastronomia representativa das 47 províncias
A Praça de Gastronomia conta com cerca de 46 a 50 estandes, cada um comandado por províncias japonesas, sob curadoria do grupo KENREN. Os cerca de 15 mil voluntários oferecem formação regional por meio de pratos como tonkotsu, takoyaki, yakisoba, sashimis, além de doces como mochi e taiyaki. A ideia é ressaltar a história familiar e os sabores de cada canto do Japão.
Programação cultural para todas as idades
O festival traz uma agenda extensa, incluindo:
Shows de Taiko (tambores), apresentações de Akatsuki Band e taikô by Ikkon Dojo
Desfiles de cosplay, concursos como Miss Nikkey Brasil, dança folclórica (Bon-Odori)
Oficinas de origami, caligrafia, ikebana
Espaço infantil, praça literária e área de tecnologia (com estandes como a JNTO, que levará consultoria gratuita para turismo ao Japão)
Horários e ingressos
Datas e horários: Sexta, 11/07, das 11h às 21hSábado, 12/07, das 9h às 21hDomingo, 13/07, das 9h às 18h
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5)
Ingressos: R$ 50 (inteira), R$ 25 (meia) — com desconto para compras após as 14h; crianças até 8 anos e idosos têm entrada gratuita, mediante retirada de bilhete na bilheteria
Transporte: traslado gratuito entre o metrô São Judas e o local, sem cobrança de entrada maratona.Por que ir: mais que festival, um pedaço do Japão

Com 26 edições já realizadas, o Festival do Japão se consolidou como o maior evento cultural nipônico da América Latina.
Em 2025, além de celebrar uma data simbólica, o evento reforça seu papel como espaço de ponte cultural entre Brasil e Japão, unindo gastronomia, arte milenar, inovação e comunidade. Imperdível para quem ama cultura, comida e experiências
Комментарии