Histórias da Culinária: O Macarrão
- Tali Americo

- 18 de nov.
- 1 min de leitura
O macarrão é uma das comidas mais antigas do mundo. Pesquisas arqueológicas na China revelaram vestígios de massas feitas com milho e painço há mais de 4 mil anos. Mas foi na Itália que a massa ganhou o formato e o prestígio global que conhecemos hoje.

Chegada ao Brasil
Os imigrantes italianos trouxeram o hábito das massas no final do século XIX. Rapidamente, o macarrão ganhou a mesa brasileira, adaptando-se a molhos de tomate mais intensos e à fartura da carne.
Segundo a ABIMAPI, o Brasil é o terceiro maior consumidor de massas do mundo, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. O brasileiro consome, em média, 6 kg de macarrão por ano.
Diversidade de formatos
Do espaguete ao penne, do fusilli ao talharim, há centenas de formatos pelo mundo. No Brasil, o espaguete ainda é o mais consumido, especialmente em almoços de domingo.
Afeto e tradição
O macarrão é prato de família. Para muitos brasileiros, é o almoço de domingo com molho de tomate feito em casa, servido na travessa grande no centro da mesa. É também a receita que acolhe no fim de um dia difícil. Um alimento democrático, acessível e cheio de memórias.
%20(1).png)



Comentários